Index
Balanite é uma alteração muito comum que ocorre no pênis, principalmente em homens que não são circuncidados. A princípio, possui tratamento fácil na maioria dos casos. O tratamento geralmente é feito com pomadas antifúngicas, antibióticos, cuidados com higiene no pênis, todavia, alguns casos precisam de cirurgia.
O que é a balanite?
Balanite é quando ocorre dor, inchaço e irritação na glande, isto é, na cabeça do pênis. Acontece principalmente nos homens que não realizaram a circuncisão, isto é, não operaram o prepúcio.
A circuncisão, também chamada de postectomia, é um procedimento cirúrgico realizado para retirar o prepúcio, isto é, a pele que envolve a glande (cabeça do pênis).
Geralmente é causada por uma infecção por fungos, entretanto, também pode ser causada por bactérias ou vírus. Não é considerada uma doença contagiosa.
Balanite é uma doença comum?
A estimativa atual é que até 10% dos homens vão ter balanite durante o período de suas vidas.
É mais comum em homens que não realizam a postectomia, isto é, a circuncisão, e também em meninos com menos de 4 anos.
Quais são os tipos de balanite?
Pode ser classificada em 3 tipos:
Balanite clássica (balanite de Zoon): Esse é o principal tipo de balanite, geralmente afeta homens de meia idade, não circuncidados, e causa uma inflamação na glande, isto é, na cabeça do pênis.
Balanite circinada: Ocorre como resultado da artrite reativa, um tipo de artrite que ocorre em resposta a uma infecção no corpo. Além da inflamação e vermelhidão na glande, a balanite circinada também causa pequenas feridas na cabeça do pênis.
Balanite pseudoepiteliomatosa, micácea e ceratótica: É um tipo muito raro que causa verrugas escamosas na glande. A balanite pseudoepiteliomatosa, micácea e ceratótica afeta homens acima dos 60 anos.
Quem é afetado pela balanite?
A balanite atinge principalmente homens que não operaram o prepúcio, isto é, não realizaram a postectomia. Não fazer a circuncisão favorece a inflamação do pênis pois o prepúcio naturalmente cria uma região quente e úmida que é o lugar ideal para o crescimento de fungos e bactérias.
Pode acontecer em qualquer idade e é mais comum em homens que tem fimose, isto é, um prepúcio estreito que dificulta a exposição da cabeça do pênis.
Além disso, as pessoas que tem mais risco à inflamação da glande são:
– Pessoas que não realizam higiene adequada do pênis;
– Homens de meia idade e idosos;
– Pacientes diabéticos, pois a glicose aumentada na pele pode estimular o crescimento e desenvolvimento de fungos e bactérias;
– Obesidade;
– Doenças sexualmente transmissíveis;
Sintomas e causas
Causas da balanite
A causa mais comum é a higiene precária em homens não circuncidados. Porém, há outras causas, como podem destacar:
– Infecção por fungos genitais (candidíase);
– Doenças sexualmente transmissíveis;
– Escabiose;
– Sensibilidade ou alergia a sabonetes ou outros produtos químicos;
– Doenças de pele que podem causas pele seca, escamosa
– Diabetes;
– Artrite reativa, isto é, um tipo especial de artrite que acontece em resposta a infecção em algum outro lugar do corpo.
Sintomas de balanite
Os sintomas de balanite podem surgir subitamente ou aparecem aos poucos . Eles incluem:
– Dor e irritação na glande (cabeça do pênis);
– Vermelhidão ou manchas vermelhas no pênis;
– Coceira no prepúcio;
– Inchaço na glande;
– Secreção esbranquiçada abaixo do prepúcio, isto é, presença de esmegma;
– Pênis com odor fétido;
– Dor ao urinar.
Diagnóstico
Como a balanite é diagnosticada?
O urologista faz o diagnóstico da balanite através do exame físico, examinando o pênis do paciente. Geralmente, o exame físico é suficiente para confirmar o diagnóstico e definição do tratamento.
Tratamento
Quais são os tratamentos para a balanite?
O tratamento depende da causa do problema, do que está gerando a inflamação. Os principais tratamento disponíveis são:
Pomadas antifúngicas: Se uma infecção por fungos está causando a inflamação do pênis, seu urologista irá prescrever uma pomada antifúngica, como, por exemplo, o cetoconazol ou o clotrimazol. Você deverá aplicar a pomada na cabeça do pênis e no prepúcio conforme prescrito pelo urologista.
Antibióticos: Se uma doença sexualmente transmissível é a causa dos sintomas, seu urologista irá tratar a infecção com antibióticos.
Higiene adequada: Seu urologista irá recomendar que você lave e seque bem seu pênis e seu prepúcio para reduzir o risco de recorrência da balanite.
Controle do diabetes: Se você é diabético, seu urologista irá orientá-lo a manter o controle da glicose adequado.
Circuncisão: Se você tem recorrência dos sintomas ou não ocorre melhora com as medidas anteriores, seu urologista irá recomendar a circuncisão, isto é, a postectomia, cirurgia para retirada do prepúcio, a pele que cobre a cabeça do pênis. É muito indicada principalmente naqueles pacientes que tem fimose, isto é, dificuldade para expor a glande.
Quais são as complicações relacionadas com a balanite?
A balanite que não recebe o tratamento adequado pode causar inflamação crônica e gerar os seguintes problemas:
Balanopostite: A balanite pode progredir para a balanopostite (inflamação do prepúcio e da glande). Ocorre somente em homens não circuncidados. Os principais sintomas são coceira, irritação e inchaço no prepúcio e na glande. A balanopostite ocorre principalmente em homens diabéticos e que tem fimose.
Balanite xerótica obliterante (BXO): Também conhecida como líquen escleroso, a BXO ocorre quando a pele na glande endurece e se torna esbranquiçada. O tecido endurecido pode deixar difícil ou mesmo impossível para o paciente urinar ou ejacular através da uretra.
Fimose: Inflamação por período prolongado pode causar fibrose no pênis que faz o prepúcio ficar contraído. Esse prepúcio contraído pode ficar tão estreito que impede a retração do prepúcio e exposição da glande.
Prevenção
A prevenção da balanite e de suas complicações começa com uma higiene adequada do pênis. O pênis e a sua cabeça (glande) devem ser lavadas de forma adequada e secadas para evitar sua inflamação.
Relações sexuais com preservativo ajudam a prevenir doenças sexualmente transmissíveis que podem ser causa de inflamação do pênis.