cirurgia robótica

Cirurgia Robótica

cirurgia robótica, também chamada de cirurgia robô-assistida, é uma das maiores revoluções da medicina nas últimas décadas. Ela permite aos cirurgiões, incluindo o urologista, a realizarem muitas cirurgias extremamente complexas com mais precisão, flexibilidade e controle, do que seria possível com as cirurgias convencionais. A cirurgia robótica está incluída no grupo das cirurgias minimamente invasivas, são cirurgias realizadas através de minúsculas incisões na pele do paciente. Muito aplicada no mundo urológico, a cirurgia robótica está disponível no Brasil ao urologista desde 2008 e vem se consolidando cada dia como superior quando comparada a cirurgia convencional aberta e a cirurgia laparoscópica tradicional.

Como funciona a cirurgia robótica?

O sistema robótico tem dispositivos chamados de “braços cirúrgicos” que são controlados remotamente pelo urologista. Esses braços executam os comandos dados pelo cirurgião com precisão máxima. Geralmente, utiliza-se um dos braços para inserir a câmera que fornecerá as imagens em alta resolução do ato cirúrgico e três braços com instrumentos cirúrgicos ligados a eles para execução da cirurgia.

O urologista controla os braços através de um console computadorizado que fica próximo a mesa cirúrgica. Esse console dá ao urologista uma visão tridimensional, com alta resolução e magnificada, permitindo uma identificação muito mais acurada das estruturas internas do paciente e possibilitando preservá-las melhor, reduzindo complicações. Os instrumentos cirúrgicos possuem articulações que permitem movimentos em todas as direções com filtro de tremores permitindo maior delicadeza e precisão dos movimentos; os braços robóticos reproduzem o movimento realizado pela mão no urologista no console.

Cirurgia Robótica e o câncer de próstata

A cirurgia robótica mais importante realizada pelo urologista é a cirurgia de retirada da próstata, chamada de prostatectomia radical robótica. É o principal tratamento do câncer de próstata. Devido às características da cirurgia robótica de magnificação e precisão dos movimentos, é possível identificar e preservar melhor as estruturas chamadas de feixes vasculo-nervosos que se encontram nas proximidades da próstata e que devem ser preservadas para evitar complicações sérias da cirurgia de próstata que são a impotência sexual e a incontinência urinária. A cirurgia é feita por minúsculas incisões na pele com menos de 1 centímetro cada.

O tempo de duração de uma cirurgia robótica de próstata é em torno de 2 a 4 horas, podendo ser mais rápido ou mais demorado a depender da complexidade do caso.

Com a cirurgia robótica próstata, os pacientes submetidos a cirurgia de retirada da próstata geralmente recebem alta hospitalar em menos de 24 horas e tem uma recuperação mais rápida do que os pacientes operados pelas técnicas tradicionais.

A prostatectomia radical robótica é atualmente a técnica cirúrgica mais indicada para o tratamento do câncer de próstata localizado.

Quem pode realizar Cirurgia Robótica?

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a cirurgia robótica tem que ser realizada em um hospital que atenda alta complexidade e por, no mínimo, dois cirurgiões: um no console e outro no campo cirúrgico ao lado do paciente, além do restante da equipe, anestesistas e enfermagem. O urologista deve possuir treinamento específico em cirurgia robótica para poder realizar o procedimento. A autonomia para realizar cirurgia robótica é permitida após comprovação de conclusão e aprovação no treinamento com cirurgião-instrutor, tendo o médico realizado um mínimo de 10 cirurgias robóticas.

Quais são as vantagens e desvantagens da Cirurgia Robótica?

As principais vantagens da cirurgia robótica são:

– incisões na pele menores;

– cicatrizes mais discretas e melhores esteticamente;

– menos dor;

– menor risco de sangramento;

– menos tempo de internação hospitalar;

– menor taxa de complicações;

– menor taxa de infecção de ferida operatória;

– no caso do câncer de próstata, menos risco de impotência sexual e incontinência urinária;

– recuperação e retorno às atividades diárias mais rápida;

– possibilidade de no futuro ser realizada à distância.

Em relação às desvantagens do método, podemos citar que ainda é um procedimento caro e que não está disponível em muitas cidades e hospitais do Brasil, mas que vem se tornando mais acessível a cada dia. Cirurgia Robótica São Paulo é realidade nos principais hospitais da cidade.

dr petronio cirurgia

Para mais detalhes sobre a cirurgia robótica, converse com seu urologista sobre os riscos e benefícios de cada tipo de procedimento e a comparação com as outras técnicas cirúrgicas.

Dr. Petronio Melo é certificado em cirurgia robótica e está apto a ajudar você em caso de necessidade de realização desse tipo de procedimento cirúrgico.

Atendimento com Urologista

Entre em contato e agende a sua consulta 

São Paulo - SP

R. Domingos de Morais, 2187, Bloco Paris – conj. 210
Vila Mariana, CEP 04035-000

Atendimento online

Horário de atendimento: 08:00 às 20:00
consultorio urologia vila mariana

São Paulo, SP

Consulta presencial

favicon petronio melo

Telemedicina

Consulta online